A curiosidade e a disponibilidade em aprender com o outro são os motores de nossa sabedoria

Nós seres humanos gostamos de conviver com pessoas parecidas a nós mesmos.

Se prestarmos a atenção, as coisas já eram assim na época da escola, os grupos eram muito parecidos entre si (nerds, brigões, atletas e sempre tinha o cara violão, rs)

Nós crescemos e mantemos este mesmo protocolo. Na faculdade e nas primeiras experiências profissionais, continuamos apenas nos relacionando e nos aproximando de pessoas com os mesmos gostos.

Mas, qual é o ponto?

Uma das coisas mais importantes que aprendi nos últimos anos é capacidade de adquirir repertório. Informações diferentes de diferentes pontos de vista sobre assuntos que podemos conhecer ou não.

Umas das formas mais eficazes de aumentar o nosso repertório é estarmos verdadeiramente abertos para novas experiências. Não apenas da boca para fora.

Conversar com pessoas de interesses diferentes, ler coisas diferentes, consumir entretenimento diferente, em diferentes formatos.

E por que isso importa?

A partir do repertório adquirido, são incríveis as conexões que seremos capazes de fazer.

Você combate seus vieses inconscientes, assunto que falaremos em breve, desperta a sua criatividade na solução de problemas (connecting the dots) e transforma a sua personalidade, deixando-a muito mais interessante.

E, ganhar repertório não se trata apenas de conversar com pessoas que gostam, por exemplo, de um estilo musical diferente do seu.

Este approach deve ser levado para todas as pautas em que estamos inseridos hoje em dia. Como por exemplo: diversidade, gênero e raça.

Acredito que a curiosidade e a disponibilidade em aprender com o outro são os motores de nossa sabedoria.

E agora?

Portanto, nas próximas oportunidades em que estiver com pessoas diferentes de você, aprenda. Pergunte por suas opiniões, histórias, hobbies e por aí vai. Você vai se surpreender como estas pequenas pílulas de informações e diferentes prismas de pontos de vista vão complementar e formar seu arcabouço de insights para suas futuras tomadas de decisão.

E você, também gosta de aprender com pessoas de diferentes backgrounds que o seu? Compartilhe comigo! Será um prazer aprender com você também! \o/


Obrigado pela leitura!

Meu nome é Victor Catisse e minha paixão é ajudar pessoas a trabalhar de forma eficiente e eficaz.

Aqui vocês encontrarão insights práticos sobre CarreiraCoaching e Filosofia de Gestão Lean aplicados ao dia-a-dia corporativo.

Vamos juntos. Um forte abraço.

(Visited 525 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.