#let’s tip!

Em todo momento somos bombardeados por muita informação e, portanto, vou direto ao ponto neste texto em respeito ao tempo de todos nós.

15a Ayrton Senna Racing Day é uma maratona de revezamento que acontece dentro do autódromo de Interlagos em São Paulo.

Uma energia incrível que nos convida a refletir.

Durante a prova tive algumas lições que se aplicam em varias áreas da vida, em especial, a carreira e quero dividi-las contigo:

#1 Concentração – ninguém fará por você.

Na prova: Momentos antes da largada a maior parte das pessoas ficam se olhando, procurando alguma coisa no horizonte e, tem até aqueles que ficam te encarando, analizando o seu tênis, o seu relógio e por aí vai. Concentre-se, tenha foco!

  • Foque em entregar o seu melhor
  • Lembre dos treinos e das pessoas que você ama
  • Mentalize como será a sua prova

Não deixe que nada tire o seu foco, ninguém fará isso por você.

No escritório: Em situações de exposição, concentre-se na sua preparação, seja uma reunião ou uma apresentação importante, tenha foco. Nos momentos que antecedem situações como essas, sempre haverão pessoas em volta querendo falar de mil coisas e assuntos (outras tarefas relacionadas, futebol, política, etc.).

Mas como posso fazer isso?

  • Vá tomar uma água
  • Faça exercícios de respiração
  • Concentre-se no seu objetivo
  • Mentalize as palavras que você vai usar e o resultado que você quer extrair.

O maior beneficiado dessa concentração será você mesmo.

#2 Limites – quando o seu cérebro diz que você atingiu o seu limite, ainda da para melhorar.

Na prova: O circuito de Interlagos tem muitas subidas e descidas. E, a subida mais intensa fica no final do circuito, onde muitas pessoas param de correr e começam a andar dado o grande desafio. Metros antes do topo a organização colocou uma foto do Ayrton com a seguinte frase dele: “Quando penso que cheguei num ponto que realmente é o ideal, logo descubro que dá para superá-lo”. É emocionante ler uma frase e em um piscar de olhos, descobrir que você tem mais energia para dar em um momento onde o seu cérebro já fazia você acreditar que chegou no limite.

No escritório: Acredito que não importa a nossa profissão, somos todos remunerados para ajudar pessoas e resolver problemas. Neste contexto, quando começamos as nossas carreiras muitas vezes ficamos preocupados com o número de coisas, tarefas, atividades para pensar e resolver, mas depois de um tempo, nos adaptamos a esta demanda e passamos adquirir mais e mais responsabilidades. Nós evoluímos, ou seja, se hoje você está saturado e não está conseguindo dar conta das demandas, interprete como crescimento. Você está se adaptando e se tornando um profissional mais robusto, com mais “casca”. Lembre-se, se você acha que chegou ao seu limite de evolução, saiba que ainda tem espaço para mais crescimento.

#3 Energia – use a energia do ambiente ao seu favor.

Na corrida: Existem muitas assessorias esportivas que organizam a ida de seus alunos em provas como essa. Além do suporte prévio nos treinos, no dia do evento eles ajudam na logística e no suporte dos atletas com, tendas, massagistas, frutas e etc. Além disso tudo, eles torcem e torcem muito pelos atletas! Ao passar na frente deles eles fazem a maior festa com buzinas, gritos e bandeiras.

Eu não participo de nenhuma assessoria, ou seja, não tinham pessoas torcendo por mim no dia da prova. Foi então que eu decidi que poderia aproveitar toda essa energia boa do ambiente ao meu favor. Toda a torcida, gritos e buzinas, mesmo não sendo direcionados para mim, imaginei como se fosse. Imaginei que os gritos de motivação e as buzinas eram para mim, é de arrepiar e mesmo sabendo que na verdade não era, eu conseguia extrair um gás incrível a mais.

No escritório: Neste ponto quero destacar a Abundância. Não apenas no escritório, mas para vida. Sempre que você presenciar ou tomar conhecimento do sucesso de alguém, (promoções, reconhecimentos, homenagens e etc.), fique verdadeiramente feliz por isso. Veja como uma onda de coisas boas e positivas que se propaga e alcança a todos, inclusive você. E então, tire motivação e esperança desse sentimento. A inveja é um dos piores sentimentos que o ser humano pode ter. Portanto, seja um promotor de coisas boas e naturalmente colherá ótimos resultados.

#4 Críticas – haverão críticas, saiba administrá-las!

Na corrida: Em um determinado momento, lá pelo sexto quilômetro de prova, eu estava correndo sozinho, sem outros atletas em volta. E então eu passei na frente de uma pequena arquibancada com um grupo de quatro a cinco rapazes. Eles começaram a fazer uma série de ofensas e xingamentos e sem entender o motivo eu passei sorrindo e me mantive focado na manutenção da corrida, pace, respiração e etc.

No escritório: Assim como na prova, em nossas carreiras estamos sujeitos a passar por críticas e ofensas. São armadilhas que podem nos tirar foco e plantar dúvidas, questionamentos internos sem necessidade. Elas aparecem justamente quando estamos incomodando os acomodados. Em todos os lugares existem as famosas panelinhas, grupinhos fechados que acreditam ter o direito de despender críticas e julgamentos dos colegas de trabalho. Tudo vai bem até que o dia em que você rouba a atenção de todos para a qualidade do seu trabalho. Neste momento você acaba de incomodá-los, você mudou e aumentou a régua! E, é possível que comentários, críticas e ofensas possam surgir. E sendo bem direto com o você leitor, a forma mais simples que eu particularmente encontrei para lidar com isso foi a indiferença. Não ligue, não busque saber quem falou o que, não considere e o mais importante, não mude o seu jeito de ser. Seja sábio para interpretar feedbacks construtivos dos destrutivos.

#5 Presença – esteja presente para as lições que a vida te dá e tome conclusões.

Na vida: Como neste texto. Durante o seu dia-a-dia tenha um olhar aberto para os aprendizados que a vida lhe oferece. A todo momento ela nos ensina várias coisas e precisamos, não apenas ver, mas sim enxergar os aprendizados. Interprete os movimentos em casa, no trabalho, na reunião, na apresentação. Reflita sobre o que você aprendeu, anote, converse sobre este insight com um amigo. Convido você a viver uma semana dessa forma. Não viva por viver, não seja um tirador de pedidos no seu trabalho, fazendo, fazendo e fazendo. Sem tempo para refletir e aprender. Dessa forma você vai acelerar o seu amadurecimento como ser humano. Experimente!

E, se sentir-se confortável, compartilhe comigo. Vou adorar aprender sobre os seus aprendizados! Vamos juntos. \o/

Veja também em vídeo \o/

Conheça o Mini Curso Gratuito de Personal Branding e Gestão de Carreira com os grandes insights de uma formação em Branding lá na Ohio University:

https://www.carreiratalks.com.br/minicurso/


Obrigado pela leitura! Sejam bem-vindos a mais um insight de nosso blog sobre Gestão Estratégica de Carreiras! O #let’s tip, são dicas rápidas! Super valorizamos o seu tempo e os insights são desenhamos para uma leitura rápida, mais valor em menos tempo.

Meu nome é Victor Catisse e minha paixão é ajudar pessoas a trabalhar de forma eficiente e eficaz.

Aqui vocês encontrarão insights práticos sobre Carreira, Coaching e Filosofia Lean aplicados ao dia-a-dia corporativo.

(Visited 310 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.