Como transformar o mindset de uma organização através do A3 Thinking (Pensamento A3)?

A Cultura Lean é uma forma de trabalho com base em ferramentas e atitudes atreladas em dois grandes pilares: Melhoria Contínua e Respeito pelas Pessoas.

E, debaixo desses dois grandes guarda-chuvas temos várias ferramentas e comportamentos que se desdobram e acordo com desafio e realidade de cada time.

Juntamente da Gerenciamento Visual, uma das ferramentas que mais tenho experienciado é o A3 Thinking, ou o Pensamento A3.

A ferramenta A3 é utilizada para solucionar problemas. Trata-se de um relatório em uma folha em tamanho A3 na horizontal onde vamos, do lado esquerdo da folha, fazer uma análise profunda das causas raízes do problema e, do lado direito da folha, vamos fazer propostas de contramedidas efetivas para cada uma das causas encontradas.

No primeiro momento, é uma ferramenta simples. Mas, por que será que temos a palavra “Pensamento” ao lado do A3?

E, por que ela é tão poderosa a ponto de ser um meio de transformação do mindset de uma organização?

Para explicar melhor o poder da ferramenta, divido com vocês a análise feita neste artigo por David Verble, conceituado autor Lean, onde ele relaciona a ferramenta A3 com a obra “Rápido e Devagar – duas formas de pensar”, de Daniel Kahneman, que ganhou o Prêmio Novel 2002 de Economia. De maneira geral, Kahneman nos ensina que temos duas formas de pensar:

  • Rápido: intuitiva, automática e que busca soluções mais óbvias e rápidas.
  • Devagar: é atenciosa, que faz cálculos complexos e usa a concentração.

A relação que Verble encontrou é a seguinte. Em nosso dia-a-dia, diante de problemas, costumamos usar a forma rápida de pensar e não é sempre que paramos para realmente refletir e nos aprofundarmos sobre o que de fato causou o problema em primeiro lugar.

Ou seja, temos sempre uma solução rápida e tempestiva (uma forma rápida de pensar). No entanto, ao não nos aprofundarmos nas causas raízes dos problemas, corremos o risco de não tratar a fonte (forma devagar de pensar), que poderá causar outro tipo de problema, e o pior, muitas vezes em um futuro próximo.

E o que isso tem haver com a ferramenta do Pensamento A3?

Ao elaborar um relatório A3, os responsáveis serão constantemente questionados pelo Sponsor do projeto. Se eles estão ou não mapeando o processo da forma correta, se estão de fato identificando as causas raízes ou se eles são causas intermediárias, se as contramedidas serão efetivas ou não, etc.

Através dessa dinâmica, o time se acostuma a transformar a sua forma “rápida”de pensar em uma forma “devagar”.

Em outras palavras, um time com mindset Lean, passa a tratar qualquer tipo de problema de forma profunda, por instinto, sempre com um olhar atento para identificar tratar qual é a causa raiz dos problemas.

E você, em suas atividades, qual é a causa raiz do seu problema?


Obrigado pela leitura!

Meu nome é Victor Catisse e minha paixão é ajudar pessoas a trabalhar de forma eficiente e eficaz.

Aqui vocês encontrarão insights práticos sobre Carreira, Coaching e Filosofia Lean aplicados ao dia-a-dia corporativo.

Vamos juntos. Um forte abraço.

(Visited 148 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.