Você precisa de muito tempo para alinhar ou posicionar a sua liderança?

#let’s grow!

Você acredita que precisa de mais tempo para alinhar suas atividades com o seu gestor direto?

O tempo disponível para alinhamentos parece insuficiente? Este comentário pode te ajudar!

Cada vez mais precisamos aprimorar a nossa habilidade de Capacidade de Síntese (tanto escrita quando oral) em nosso dia-a-dia no escritório.

Meu objetivo neste comentário é trazer uma reflexão direta e sem rodeios de como a sua capacidade de sintetizar assuntos pode te ajudar na sua relação com seu gestor direto e na evolução de sua carreira.

O seu começo

Lembre de quando você começou a trabalhar. Provavelmente o seu primeiro gestor precisou investir mais tempo e energia nos os alinhamentos das suas tarefas em relação aos seus pares, mais experientes naquela ocasião.

Quanto maior o cargo, menos tempo você terá com o seu gestor direto.

E então, com o passar do tempo, e com o seu amadurecimento e experiência profissional, você passou a precisar de menos tempo de alinhamento para reportar a evolução das atividades que estavam em andamento, das que foram concluídas e também, para receber novas tarefas.

Isso aconteceu porque você ganhou autonomia, aprendeu a gerir melhor o seu tempo, desenvolveu senso de priorização, entre outras habilidades.

O que acontece é que na maioria das vezes a evolução da Capacidade de Síntese das pessoas acontece por Consequência e não por Causa.

Desenvolvemos essa habilidade, como Consequência, em situações como por exemplo, de períodos de mudanças de gestão direta ou indireta, de necessidade de cobrir férias de um colaborador par, por uma saída repentina de um colaborador da equipe e você precisar assumir as atividades e então, daquela uma hora, uma hora e meia semanais que você costumava ter de alinhamento com o seu gestor, você passa a ter vinte minutos semanais, enfim, são inúmeros os motivos que podem “apertar o nosso calo” e exigem mais de nós.

Quando situações assim acontecem, nós sempre acabamos dando um jeitinho de “equilibrar os pratos” e uma das Consequências importantes disso é a evolução da nossa capacidade de sintetizar, todos os assuntos sob a nossa gestão, nas oportunidades que temos de alinhamento com os nossos gestores.

Uma via de mão dupla

Profissionais seniores conseguem resumir e sintetizar a forma como eles fazem alinhamentos e posicionamentos com liderança direta. Levando e destacando aquilo o que é mais importante.

Nós acabamos por desenvolver a capacidade de síntese ao longo de nossa carreira como Consequência do amadurecimento. E se nós buscarmos desenvolver essa capacidade hoje, como Causa

De forma estratégica e proativa, podemos ter como principal Consequência, a nossa evolução como profissionais em um período de tempo menor.

Você será percebido como um profissional mais autônomo, melhor gestor do tempo, com melhor senso urgência e priorização, o mais tempestivo e organizado.

Em outras palavras, se você trabalhar estes pontos quando “está tudo bem” na sua rotina de trabalho, você se destacará ainda mais, acelerando o seu crescimento da sua carreira.

Agora, se hoje você vive um momento de desequilíbrio profissional, isto é, está com dificuldade de gerir muitas tarefas, pouco tempo disponível com a sua gestão, poucos direcionamentos e etc., você também vai se beneficiar em desenvolver a Capacidade de Síntese.

E portanto, independente de seu momento profissional, acompanhe abaixo, #3 dicas importantes para que você também consiga desenvolver essa habilidade.

Como posso desenvolver a capacidade de síntese?

#1 Conheça seu líder — Existem varios estilos de liderança. Vou fazer uma aproximação destes estilos em duas esferas de comportamentos dos líderes, a micro e a macro gestão. O mesmo líder pode, em diferentes momentos, com diferentes pessoas e diferentes atividades, variar o seu comportamento, hora micro-gerenciadores e hora macro-gerenciadores.

Comportamento Micro-gerenciador: São mais próximos, combinam metas de curtíssimo prazo. Gostam de saber no detalhe como você está evoluindo na tarefa, gostam de posicionamentos constantes.

Comportamento Macro-gerenciador: São mais distantes, dão mais liberdade aos colaboradores, combinam metas um pouco mais espaçadas. Gostam que seus times exercitem a criatividade e o pensamento estratégico na condução das atividades.

Dica prática: Através do exercício da empatia, faça uma reflexão de como o seu líder tem se relacionado com você e com o restante do time. E então, retribua de acordo com os desejos e vontades dele. Isto é, se você percebeu que em determinada tarefa ou período o seu líder tem exercido um comportamento de micro-gestão, facilite. De forma sintetizada, mantenha-o informado dos detalhes, compartilhe a evolução da atividade, posicione os pontos de riscos e tomadas de decisão. Não espere ele pedir.

Por outro lado, se você percebeu um comportamento de macro-gestão, o raciocino é o mesmo. Também de maneira sintetizada, proponha mais, combine com o gestor o formato e periodicidade em que você deve reportar os status e fazer os alinhamentos. Contribua com seu ponto de vista para os próximos passos das tarefas.

#2 Seja organizado — A organização é peça fundamental para termos uma boa Capacidade de Síntese. Métodos de gestão e produtividade no escritório podem funcionar de várias formas e são bem pessoais. Para cada pessoa funciona de um jeito ou formato. 

Abaixo alguns exemplos de formatos:

  • Planilha Excel com as tarefas;
  • Notas no One Note;
  • E-mail rascunho com notas;
  • O famoso e simples bloco de notas;
  • Apps como Trello, Evernote, Todoist, Omnifocus, Task;
  • Métodos físicos, folhas de To dos, Caderninhos, post-its e bilhetes.

Dica prática: O principal ponto aqui é que, independente da forma como você se organiza, é importante que ela seja simples o bastante para que, a qualquer momento do seu dia, você consiga ter clareza dos status e posições em cada tarefa, se você for perguntado.

Quando você for participar de algum fórum ou alinhamento, esse nível de organização vai ser importantíssimo para que você consiga, de forma enxuta, sintetizada, dar o contexto, o status quais são as tomadas de decisão e/ou os próximos passos. 

Ou seja, sem precisar perder tempo revendo com antecedência todas as suas tarefas e prioridades, rapidamente, você será capaz de passar conforto e segurança sobre suas entregas.

#3 Tenha autonomia — Podemos aproximar o termo autonomia da palavra independência. Um profissional autônomo é aquele que consegue caminhar por conta própria, com independência. Aquele que consegue tanto executar o BAU (Business As Usual) de forma Eficiente (fazer mais com menos) mas também, aquele que consegue pensar bem a estratégia de suas atividades e seus próximos passos de forma Eficaz (fazer o certo).

Dica prática: A autonomia, assim como qualquer outra habilidade, vem com o exercício e com o treino. Uma boa dica é a observação. Observe pessoas que estão em níveis acima que o seu, como elas trabalham, como elas conduzem, como elas posicionam os demais stakeholders, como eles sintetizam os alinhamentos e posicionamentos.

Amanhã: comece e observe

Uma importante premissa do Coaching é a execução. O que realmente traz resultados são ações! Movimente-se, defina quais serão os seus próximos passos. Observe as pessoas em seu local de trabalho e aprenda com elas.

Experimente sintetizar suas interações com a sua liderança, conheça o comportamento de seu líder, seja organizado e demonstre autonomia. Você perceberá os benefícios e terá mais espaço na agenda para propor coisas novas e inovar.

Para acelerarmos os nossos resultados e a evolução de nossa carreira, é preciso que sejamos cientistas de nós mesmos, curiosos por interpretar e experimentar novos insights e novas sacadas.

E você, sente dificuldades em gerir muitas atividades em paralelo? Dificuldades em posicionar a evolução de suas tarefas em poucos minutos? Compartilhe nos comentários ou envie uma mensagem, será um prazer “trocar figurinhas” com você.


Obrigado pela leitura! Sejam bem-vindos a mais um insight de nosso blog sobre Gestão Estratégica de Carreiras! O #let’s grow, são dicas mais profundas, com maiores detalhes! Super valorizamos o seu tempo e os insights são desenhamos para uma leitura rápida, mais valor em menos tempo.

Meu nome é Victor Catisse e minha paixão é ajudar pessoas a trabalhar de forma eficiente e eficaz.

Aqui vocês encontrarão insights práticos sobre Carreira, Coaching e Filosofia Lean aplicados ao dia-a-dia corporativo.

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