#let’s tip!

Você tem conforto para interagir com o chefe do seu chefe? E com o chefe do chefe do seu chefe?  Você deseja se sentir mais confortável quando for interagir com a alta liderança?

Ao longo de minha carreira, recebi muitos feedbacks ressaltando minha boa interação com a alta liderança e então decidi compartilhar algumas dicas com vocês.

Eu atribuo esta habilidade em específico as experiências e oportunidades que tive ainda no começo da minha trajetória, como estagiário.
A seguir,dois tópicos importantes.

Convivência

De forma resumida, um dos meus primeiros projetos foi a construção de uma ferramenta que iria ajudar no trabalho de uma outra área da empresa. 

O ponto é que, a pessoa que solicitou a ferramenta tinha o cargo de gerência, ou seja, ela fazia a gestão direta de alguns coordenadores e estes, por sua vez, faziam a gestão direta de alguns analistas.

Ao longo da construção do projeto meus dias basicamente eram, sentar do lado deste gerente, ouvir seus desejos, dores e necesssidades e então traduzir aquilo tudo em algo tangível na ferramenta. 

Pelo fato da convivência constante com os gerentes e coordenadores, fui percebendo que não verdade não haviam diferenças entre o grupo de gestores e o grupo de analistas. Claro, os assuntos e os seus comentários eram mais seniores, mas não havia motivo para ficar desconfortável diante deles.

Portanto, uma das práticas que mais fizeram com que eu desenvolvesse conforto em interagir com líderes foi a convivência. 

Busque e crie agendas com a liderança. Arquitete o seu dia-a-dia para que você tenha interações com eles. Um exemplo pode ser a implementação de algum plano de melhorias que precisa ser percebido, alinhado e validado com eles.

Empatia

Empatia, significa se colocar no lugar do outro, ser capaz de sentir as dores que o outro está sentindo. Ser capaz de entender a interpretação que o outro tem a sobre determinado cenário.

E como isso pode te ajudar a se sentir confortável com a liderança? 
Quando você se esforça para desenvolver empatia pelo seu chefe, pelo chefe do seu chefe, pelo chefe do chefe do seu chefe (e assim por diante), você entende quais são as preocupações, necessidades, desejos e objetivos dessas pessoas.

A partir daí, você pode estudar mais estes elementos que estão na agenda estratégica da líderança e, trocar informações com eles, sobre estes pontos. Você, cada vez mais, ganhará abertura com eles. 

É uma roda, um círculo virtuoso, porque, quanto mais você compartilhar informações / pensamentos / opiniões  relevantes, mais você ganha abertura, e quanto mais abertura, mais você tem empatia, e dessa forma mais você saberá quais são suas estratégias de maneira geral.

Você não sabe por onde começar? Peça um almoço com seu gestor, pergunte a ele quais são os grandes desafios da área para os próximos anos. Quando se sentir confortável, faça o mesmo com os pares.

Atenção!

Como diria um grande amigo meu. “Trabalhar dá trabalho!”

Estude de verdade, aprenda sobre os temas. Não seja superficial. Você estará se expondo com a liderança e, a última coisa que você quer, é ser interpretado como um daqueles profissionais blá-blá-blá. Que falam sem profundidade, como um papagaio, apenas repetindo o que escutam.

Faça seu dever de casa, se prepare, compartilhe conhecimento e tenho certeza de que você será reconhecido e recompensado por esse esforço.

E, se sentir-se confortável, compartilhe a estratégia que você utiliza comigo. Vou adorar aprender sobre os seus aprendizados! Vamos juntos. \o/

Veja também em vídeo \o/


Obrigado pela leitura! Sejam bem-vindos a mais um insight de nosso blog sobre Gestão Estratégica de Carreiras! O #let’s tip, são dicas rápidas! Super valorizamos o seu tempo e os insights são desenhamos para uma leitura rápida, mais valor em menos tempo.

Meu nome é Victor Catisse e minha paixão é ajudar pessoas a trabalhar de forma eficiente e eficaz.

Aqui vocês encontrarão insights práticos sobre Carreira, Coaching e Filosofia Lean aplicados ao dia-a-dia corporativo.

(Visited 161 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.