#let’s tip!

Só você sabe fazer alguma determinada atividade em sua equipe? Cuidado!
É comum nos depararmos com alguns profissionais que são reconhecidos em suas equipes por serem referências em determinadas atividades. 

A primeira vista, isto pode até ser bem interessante, mas existe uma linha fina nesse comportamento / situação, além de alguns riscos, e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

No início de nossas carreiras, a demanda da liderança cada vez mais tende a ser sobre especialização. De maneira geral a grande diretriz é que, como estagiários e analistas, devemos conhecer o processo a ou b end-to-end (de ponta a ponta). E é isso que fazemos.

Com o passar do tempo, acabamos nos tornando estes especialistas em determinados assuntos e com isso percebi que existem riscos importantes que podem surgir como consequência e afetar o desenvolvimento de nossas carreiras. Como por exemplo:

Não ser considerado (a) para novas oportunidades no escritório.

Imagine isto. Em sua equipe, você é o funcionário que mais conhece determinado processo, procedimento, atividade, sistema, etc.

E então o seu lider fica sabendo de uma oportunidade de (vaga, promoção) em outra área interna, ou até, uma nova demanda que o seu próprio time será responsável em conduzir.

Tanto a vaga, quanto a demanda, tem um fit super legal com o seu perfil comportamental/profissional, além disso, você já sinalizou que está buscando o próximo passo na carreira. E viver algo assim seria ótimo para isso.

Cenário perfeito certo? Cuidado.

Seria incrível se de fato todos os líderes pensassem, em primeiro lugar, no desenvolvimento do funcionário. O problema é que na prática você não pode contar com isso, e não deveria, de fato.

Imagine que seu líder está preocupado pois terá dificuldade de encontrar um substituto para essa atividade que você faz hoje e, se você for treinar alguém, demoraria muito tempo, ainda com riscos de falhas acontecerem.

Ele então, decide não falar nada para você e segue o jogo. Você continua sendo a pessoa referência no assunto e, ainda é possível que ele reforce isso como um Feedback positivo ou até um reconhecimento em público, fazendo com que você se sinta satisfeito de estar aonde está.

Mas, o que fazer?

Esteja atento. No seu dia-a-dia faça o máximo de esforço para sempre disseminar o seu conhecimento entre as pessoas do seu time. Peça por Job Rotation (trocar de atividades com um par para aumentar repertório e conhecimento), faça materiais no estilo manual de sua atividade, treine as pessoas mais juniores e os ensine como fazer.

As vezes podemos ficar com receio de perder nossa posição de “refrência” se ensinarmos tudo o que sabemos. Bullshit! Quanto mais você dividir as informações, mais você será visto como referência, e, quanto mais você dividir, menos amarras você tem em relação a sua atividade, deixando mais fácil qualquer tipo de phase-out (passagem de bastão em transferência de papéis e responsabilidades).

Seja protagonista da sua carreira, ou em outras palavras, olhe o longo prazo, de forma estratégica, questione de forma inteligente e se esforce para enxergar além do que você consegue ver.

Dessa forma, com as rédeas de sua carreira na mão, não tenho dúvidas que você acelerará o seu desenvolvimento.


Obrigado pela leitura! Sejam bem-vindos a mais um insight de nosso blog sobre Gestão Estratégica de Carreiras! O #let’s tip, são dicas rápidas! Super valorizamos o seu tempo e os insights são desenhamos para uma leitura rápida, mais valor em menos tempo.

Meu nome é Victor Catisse e minha paixão é ajudar pessoas a trabalhar de forma eficiente e eficaz.

Aqui vocês encontrarão insights práticos sobre Carreira, Coaching e Filosofia Lean aplicados ao dia-a-dia corporativo.

(Visited 160 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.