No início de nossas carreiras é comum nos vermos em situações onde temos opiniões diferentes dos nossos líderes. E, por receio de discordar ou até de ofender o gestor, acatamos as diretrizes e continuamos o trabalho.

Mas será mesmo que esta é a melhor coisa a ser feita? Será mesmo que isso é o que seu líder espera de você? Obedecer e executar ordens?

Líderes inteligentes gostam de pessoas que contribuam para a empresa, mais do que com a força de trabalho, mas também através do pensamento analítico.

E não estamos falando de discordar por discordar. Cada vez mais precisamos de pessoas questionadoras, que verbalizam suas opiniões de forma inteligente e respeitosa. Pessoas que, independente do cargo promovam e valorizam o debate.

Portanto, se você, diante um direcionamento, acredita que exista uma forma melhor de ser feita alguma tarefa, diferente da opinião do seu gestor, confira 3 importantes insights a seguir:

#1 Reflita e tenha argumentos sólidos e coerentes

Após receber o direcionamento, não fique na defensiva logo de cara. Volte para sua mesa e reflita o porquê de seu gestor estar pensando dessa forma. Muitas vezes não temos o contexto de outros setores internos da empresa, movimentações, novas estratégias, etc.

Para você ser capaz de ver e fazer essas conexões é importante que você seja próximo dos seus líderes e tenha conforto para falar sobre as estratégias, tema abordado outro artigo.

Tente identificar o motivo desse direcionamento. E, se mesmo depois de refletir, você ainda acredita que exista um caminho melhor, converse com o seu líder.

#2 Peça permissão e demonstre respeito

Pedir permissão é uma excelente maneira de demonstrar respeito para hierarquia de entre líder-liderado. Faça de uma forma que, enquanto você pede permissão, você dá uma boa razão para o seu gestor lhe ouvir. 

Uma boa forma de iniciar uma conversa com seu gestor é pedindo permissão para compartilhar seu ponto de vista sobre determinada estratégia/decisão. Por exemplo, um simples comentário como: “Olha, sobre o direcionamento XYZ, se não for um problema, gostaria de dividir contigo meu ponto de vista sobre isso levando em consideração ABC.” 

Depois de mostrar respeito você se sentirá muito mais à vontade para colocar seu ponto de vista e argumentar a melhor solução.

#3 Dê contexto e mostre a sua visão estratégica

Durante a conversa, deixe claro ao seu gestor quais são os motivos que levaram a este diferente ponto de vista. Mostre que você sabe fazer conexões entre os acontecimentos dos diversos setores e departamentos internos da sua empresa, além dos movimentos de mercado também. 

Faça links entre o seu ponto de vista e os objetivos e metas estratégicas da área de vocês. Como a área / empresa de vocês se beneficiará desta ação? 

Seja específico e direto ao ponto. Ensaie mentalmente como o diálogo deveria se desdobrar.

Dessa forma, com uma preparação e análise robustas ficará muito mais fácil de colocar um ponto de vista diferente da sua liderança.

Veja também em vídeo \o/


Obrigado pela leitura! Sejam bem-vindos a mais um insight de nosso blog sobre Gestão Estratégica de Carreiras! O #let’s tip, são dicas rápidas! Super valorizamos o seu tempo e os insights são desenhamos para uma leitura rápida, mais valor em menos tempo.

Meu nome é Victor Catisse e minha paixão é ajudar pessoas a trabalhar de forma eficiente e eficaz.

Aqui vocês encontrarão insights práticos sobre Carreira, Coaching e Filosofia Lean aplicados ao dia-a-dia corporativo.

(Visited 488 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.