Uma preocupação comum entre nós profissionais é quando temos que lidar com um novo gestor direto.

Seja qual for o motivo, uma mudança de área, de empresa ou mesmo uma substituição do gestor atual, não importa. 

Para a maioria das pessoas, a primeira preocupação que surge é a da necessidade de provar o seu valor para o novo gestor, mais uma vez.

Em cenários como esse é importante tomarmos alguns cuidados e termos estratégias bem definidas.

1. Este desafio não é só seu

Quando um gestor assume uma nova equipe, ele também está preocupado em formas de criar conexão com o time. 

Em conhecer os pontos fortes e fracos de cada um. Em saber quem se relaciona melhor dentro do time. Em identificar um líder horizontal, isto é, aquela pessoa que mesmo sem cargo de liderança, age como se fosse um líder e as demais pessoas a reconhecem neste papel.

Portanto, sabendo disso, ajude seu líder. Contribua facilitando com que ele descubra essas informações sobre você — se for possível, estimule para que o seu time também possa fazer o mesmo.

Muito provavelmente o seu novo gestor irá marcar uma conversa, um bate-papo, para vocês se conhecerem. Se ele não marcar, marque você mesmo, por que não?

Conheça a história dele, conte a sua história. Uma das formas mais fáceis de criar conexão com outras pessoas é conversando com elas.

Prepare-se para este bate-papo. A primeira impressão é a que fica e, a última coisa que você quer, é que esta conversa tenha o efeito oposto, ou seja, que o seu gestor acabe tendo uma opinião não tão boa assim sobre você.

Mapeie o seu gestor, perceba como ele é.

Observe no dia-a-dia se ele é:

  • Uma pessoa mais falante ou mais reservada? 
  • É direto ao ponto, focado na execução ou gosta de cronogramas e planejamentos?
  • Estimula a criatividade, adora falar sobre ideias?
  • Relacional, gosta de interagir com todas as pessoas?

Pergunte às pessoas que trabalharam com ele no passado:

  • Qual o histórico dele? 
  • O que dizem sobre seu modelo de gestão? 
  • Se ele estiver vindo de outra área, por que decidiu fazer este movimento? 
  • Foi promovido há muito tempo? 
  • Quais são os planos e próximos passos?

Todas essas informações vão contribuir para o seu repertório. Dessa forma você estará melhor preparado lidar e conduzir a dinâmica entre vocês de forma fluida.

2.Saiba como comunicar o seu valor

Saber comunicar as suas competências é uma arte, uma habilidade. E, como qualquer outra  habilidade, você precisa treinar.

Eu acredito que falar sobre os seus aprendizados em experiências anteriores é uma ótima estratégia para comunicar alguma habilidade.

Aprenda a contar a sua história. Evite contar apenas o que você “fazia” em determinada empresa ou posição anterior. Conte de forma inspiradora!

As pessoas precisam gostar de ouvir a sua história. Sempre destaque quais foram os seus aprendizados em cada capítulo da sua carreira.

Busque fazer a conexão entre os aprendizados passados com as suas responsabilidades atuais. Fazendo isso você demonstra maturidade. Mostra como você chegou até aqui. 

Mas como posso treinar?

Conte a sua história para as pessoas! Em cafés, bate-papos, almoços… Treine! 

Casa vez que você conta a sua história, você a solidifica em você mesmo. Nos capítulos de vitórias ou nos de derrotas, não as conte como reclamação ou até vitimismo.

Fale sobre os aprendizados que estes episódios geraram em você e como você os utiliza hoje em dia.

Steve Jobs fez um discurso incrível durante a cerimônia de formatura da turma de 2005 da Universidade de Stanford nos Estados Unidos. Durante o discurso ele fala sobre o conceito de conectar os pontos da sua história — connecting the dot’s.

Significa saber interpretar como as suas experiências anteriores contribuem para suas atividades no presente.

Steve cita o exemplo pessoal (1) de quando abandonou o curso superior por não estar vendo valor em suas aulas e, com o tempo livre, passou a fazer aulas de caligrafia e lembra ter ficado fascinado com arte por trás dos tipos de letras. Bom, 10 anos após essas aulas, ele estava construindo o seu primeiro Mac e ele trouxe os conceitos que aprendeu no curso para dentro do seu projeto. Mac foi o primeiro computador com diversas opções de fontes para escrita.

Saiba reconhecer como as suas experiências anteriores contribuem para você hoje. Comunique isso para as pessoas.

Orgulhe-se da história. Ou ninguém irá fazer isso por você.

Mensagem final

Tenha em mente que, ao longo de toda a sua carreira, você sempre vai precisar demonstrar o seu valor. Por meio de suas entregas, resultados, preparação acadêmica, comportamento no escritório e por aí vai. Ou seja, chefe novo ou não, este é o seu trabalho e faz parte do jogo.

Ao se deparar em uma situação como essa em que abordamos neste artigo, não se deixe levar por esse comportamento de vitimismo que provavelmente a maioria das pessoas do seu time vão ter. Reclamando coisas do tipo: “aah vou ter que provar tudo de novo?”, “quem vai falar para essa pessoa, tudo o que eu já fiz por essa área?”. Entre outras reclamações e mimimi.

Faça disso uma oportunidade. Veja o copo meio cheio, sempre! Você vai se surpreender.

Veja também em vídeo \o/

FOOTNOTES

(1) Steve Jobs – Discurso de formatura da turma de 2005 da Universidade de Stanford nos Estados Unidos  Link: https://www.youtube.com/watch?v=45xrq0wpqv4

(Visited 276 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.