Veja o que você pode fazer para se desenvolver e se destacar em meio aos períodos mais turbulentos no seu escritório.

Em certos momentos de nossa carreira nos vemos em situações mais intensas do que o normal. Seja a troca de chefe, ou a fusão / aquisição de uma outra empresa, seja um novo grande projeto sob sua gestão ou até, em cenários de demissão de um par, onde você acaba assumindo as atividades dele.

O volume de trabalho aumenta, o número de variáveis e informações para seu gerenciamento também aumentam, o humor das pessoas despenca e não demora muito para começarmos a nos questionarmos se estamos no lugar certo, se deveríamos continuar nesta equipe.

A reflexão que trazer para você é a seguinte:

As piores situações em seu escritório, podem ser na verdade, as maiores oportunidades de sua carreira. 

É possível que você esteja pensando: sem chance alguma de existir algum benefício neste caos!

Sim existe! E vou explicar.

Se você está vivendo uma situação assim, você pode escolher dois caminhos:

  1. Reclamar. Virar adepto da Rádio Peão no escritório e viver reclamando pelos cantos de quanto trabalho tem para fazer e falando mal dos líderes e colegas. Ou, o famoso: Copo meio vazio!
  2. Crescer. Você se empodera e puxa as propostas e soluções de desenvolvimento para você mesmo. Você se coloca como dono deste processo, produto, serviço, área ou departamento. Ou, o famoso: Copo meio cheio!

Muito bem, se você está lendo este artigo as chances são de que você escolheu ou deseja escolher o caminho número 2, crescer no meio deste caos.

Para ajudar e contribuir para o seu desenvolvimento e melhor aproveitamento dos aprendizados desta situação incômoda preparei 5 insights que na minha opinião vão te auxiliar nesta jornada.

  1. Defina e avalie sua estratégia
  2. Pense com a cabeça do chefe do seu chefe
  3. Tenha um registro do seu aprendizado
  4. Tenha um mentor
  5. Trabalhe quando estiver no trabalho

1. Defina e avalie a sua estratégia

Saiba qual a briga que você está comprando e em que ringue você está entrando. Se a situação está turbulenta, você precisa ter clareza de que tipo de lição você quer tirar dali e em quanto tempo.

Pergunte-se:

  • Esta situação é temporária?
  • Quanto tempo você quer permanecer nesta área?
  • Qual resultado você quer gerar a partir daí?
  • Quer implementar algum novo modelo de gestão?
  • Que entregar algum projeto que está em andamento?
  • Quer se tornar referência em algum processo?
  • Quer desenvolver a capacidade de liderar? 

Essas perguntas podem te ajudar a refletir sobre o que você quer tirar dessa experiência. E o mais importante, qual história você quer contar?

Umas vez determinado o resultado desejado, faça avaliações constantes para medir se você está ou não se desenvolvendo. Se você não está conseguindo implementar o seu plano, faça ajustes e siga avaliando.

Não fique apenas trabalhando por trabalhar, esperando que um dia, de forma mágica, as coisas vão melhorar. Empodere-se da sua carreira.

2. Pense com a cabeça do chefe do seu chefe

Use esta situação como oportunidade de se sobressair. Faça diferente. Faça uma leitura de cenário e identifique quais são as deficiências da sua área e atue nelas de forma proativa.
Por exemplo:

  • Se um dos problemas é um gestor ausente, desenvolva em você a sua capacidade de liderança horizontal da sua equipe.
  • Se o problema é com uma área parceira ou fornecedor e você não é responsável por isso, ofereça ajuda ao seu par para melhorar este processo.

Enfim, seja qual for o problema, ou o conjunto de problemas, pense com a cabeça do chefe do seu chefe e se pergunte, como ele percebe essa situação e o que ele faria? 

Ajude o seu gestor. Aproveite situações turbulentas para se desenvolver. É como se diz por aí:

Mar calmo não forma bom marinheiro!

3. Tenha um registro do seu aprendizado

Todos os dias temos alguns insights sobre a nossa forma de trabalhar. Algum comentário bem colocado em alguma reunião; uma forma de posicionar a liderança; a condução de algum projeto, etc.
Seja qual for o episódio que você presenciar, seja com você mesmo ou com outra pessoa, bom ou ruim, é possível aprender.
Portanto, tenha uma caderninho, um bloco de notas, físico ou digital, onde você consiga anotar aquilo que aprende. O fato de escrever faz com que você internalize aquela informação contribuindo ainda mais para o seu desenvolvimento. Experimente, você vai se surpreender.

4. Tenha um mentor

Conte com a ajuda de outras pessoas. Evite caminhar a sua jornada sem ter pessoas te auxiliando. 
Um mentor é uma pessoa que possui mais experiência que você no negócio em que você está inserido. Ele vai te guiar, te questionar e te provocar reflexões profundas sobre as suas escolhas e ações.
Ter a ajuda de pessoas assim fará com que você consiga amadurecer mais rápido.

5. Trabalhe quando estiver no trabalho

Esta dica parece óbvia, mas em nosso mundo atual é na verdade um grande desafio. Em um ambiente de trabalho turbulento, cheio de emoções ao longo do dia, é comum levarmos as preocupações para casa. 

Faça um esforço para deixar os problemas do trabalho, no trabalho. Aproveite o tempo em casa para curtir a sua família. Esteja 100% presente com eles. Não fique consultando o celular corporativo ou o grupo de trabalho do WhatsApp quando estiver com eles.

Lembre-se, relacionamentos são construídos pessoalmente, olho no olho. E em uma rotina corrida, vale mais a Qualidade do tempo vivido juntos do que a Quantidade do tempo.

Agora é contigo!

Se você está vivendo um período turbulento em seu trabalho, aproveite para crescer. Aproveite para construir a história que você irá contar sobre esta experiência.

Direcione o seu olhar para as oportunidades que estão na mesa. Se posicione de forma diferente no seu escritório e comece a colher resultados diferentes.

P.S.: Aproveito para te dar um spoiler: as pessoas vão te criticar. Esteja seguro do seu objetivo e do seu planejamento e mantenha-se disciplinado. Os resultados simplesmente acontecem.

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